A fisioterapia respiratória para bebê é uma especialidade da fisioterapia que tem como objetivo tratar problemas respiratórios como tosse, chiado, bronquite, pneumonia, entre outros. Esta terapia é indicada a bebês que tiveram dificuldade para respirar e que foram adaptados com sucesso em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
O que é a Fisioterapia Respiratória para Bebê?
A fisioterapia respiratória para bebê tem o propósito de melhorar o desenvolvimento respiratório destes, e assim, auxiliar na prevenção de sequelas futuras relacionadas às complicações cardiopulmonares. Durante a terapia, são feitos exercícios de mobilização das secreções e técnicas para a melhora da ventilação pulmonar. Além disso, trabalha-se com a orientação laboratorial para uma melhor compreensão do tratamento.
Como Funciona?
Durante as sessões, a fisioterapeuta realiza uma avaliação detalhada de todo o sistema respiratório do recém-nascido, verificando o estado geral e as habilidades respiratórias, para então iniciar o tratamento. As terapias variam de acordo com a avaliação da fisioterapeuta e os objetivos a serem alcançados.
Vantagens da Fisioterapia Respiratória para Bebê
- Alívio da obstrução nasal, tosse e chiado;
- Prevenção de sequelas respiratórias;
- Aprimoramento do desenvolvimento respiratório;
- Reconhecimento precoce de complicações, e;
- Orientação laboratorial para tratamento.
A fisioterapia respiratória para bebê é fundamental para o desenvolvimento adequado destes, garantindo a prevenção de complicações maiores e a melhora do quadro clínico geral. Se você deseja saber mais sobre os benefícios e cuidados relacionados à saúde do bebê, entre em contato com a CENTRO DE REABILITAÇÃO FUNCIONAL - FISIOTERAPIA E SAÚDE, especializada em saúde e fisioterapia.