A demência senil, também conhecido como Alzheimer, é uma doença neurodegenerativa comumente associada ao envelhecimento. A Fisioterapia tem se mostrado como uma modalidade terapêutica que ajuda a melhorar a qualidade de vida, mobilidade e autonomia dos idosos com Alzheimer.
O que é Fisioterapia para Idosos com Alzheimer?
A Fisioterapia para idosos com Alzheimer é um conjunto de técnicas que buscam melhorar ou manter a capacidade funcional e a qualidade de vida das pessoas que possuem a doença. Está associada à prevenção primária, secundária e terciária de complicações geradas pela demência senil como dificuldade de movimentação, redução da força muscular e prejuízo nos movimentos básicos.
Como Funciona a Fisioterapia para Idosos com Alzheimer?
A Fisioterapia para idosos com Alzheimer tem como objetivo estimular o equilíbrio, a força muscular e a postura, fortalecendo a musculatura e prevenindo contra quedas. Para isso, o fisioterapeuta prepara a avaliação do paciente e, a partir daí, define um programa de tratamento com exercícios e sessões que são acompanhadas por um profissional.
Vantagens do Uso da Fisioterapia para Idosos com Alzheimer
• Recuperação e prevenção da Mobilidade: A Fisioterapia ajuda na prevenção de problemas como perda de movimento, coordenação e equilíbrio, reforçando a musculatura e evitando a limitação do movimento. • Aumento da Autoestima: Com a melhora da mobilidade, o paciente ganha maior confiança e independência. • Redução das Dores Musculares: A Fisioterapia promove o alívio das dores musculares presentes nos idosos com Alzheimer. • Melhora na Respiração: A Respiração do paciente é estimulada durante o tratamento, melhorando assim sua qualidade de vida.A Fisioterapia para idosos com Alzheimer pode trazer benefícios essenciais para a saúde e qualidade de vida dessa população, sendo assim, não deixe de procurar o CENTRO DE REABILITAÇÃO FUNCIONAL -
FISIOTERAPIA E SAÚDE, especializado em SAÚDE - FISIOTERAPIA, para realizar um orçamento e saber mais sobre os benefícios da Fisioterapia.